A reforma trabalhista de 2017, muito contribuiu para positivar e proporcionar mais segurança aos processos da relação de trabalho nas empresas.
No entanto, com o desenvolvimento tecnológico promovido pela revolução do e-SOCIAL, os processos podem estar cada vez mais fragilizados, devido ao sistema auto- declaratório pelas empresas, estamos identificando que muitas informações estão sendo registradas junto ao MTE sem a devida avaliação
necessária, é preciso estar atento aos mais de 02 milhões de processos trabalhistas que ainda são gerados a cada ano.
A Implantação de rotinas e procedimentos do dia a dia dos colaboradores pode ser uma ferramenta importante para o desenvolvimento dos negócios, a transparência destes processos ainda contribui para um monitoramento da conduta ética da equipe. Pesquisas nos mostram que a falta do acompanhamento dos processos prejudica as empresas, é preciso identificar os colaboradores que
efetivamente representa o negócio, principalmente para identificar o local mais adequado, partindo do pressuposto que poderá trazer melhor resultado.
Como sua empresa está avaliando a equipe e seus registros dos processos em consonância as legislações?
- Lei Anticorrupção (Lei 12.826/13);
- Leia da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/17);
- Lei da Terceirização (Lei 13.429/17);
- Lei da Lavagem de Dinheiro (Lei 9.613/98), entre outros dispositivos.
O profissional de Compliance com ênfase na área trabalhista, pode atuar na prevenção de riscos como um todo, impedindo problemas entre os membros da equipe de trabalho, o desenvolvimento de doenças laborais e acidentes de trabalho. Buscando identificar e buscar a prevenção dos pontos capazes de prejudicar as relações laborais na empresa e gerar propositura de demandas trabalhistas.
Podemos sim colaborar com sua empresa promovendo processos que visam criar a regularidade da atividade e segurança trabalhista. Fale conosco.